domingo, 26 de setembro de 2010

Congresso Internacional do Medo

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A batalha é travada dentro de nós

Meu pai que diz. Assiti uma vez um psicanalista uruguaio falar que a irritação que o outro nos causa nada mais é do que uma chaga nossa, ainda por fechar. Espelho. O escorregar da pessoa é o prenúncio que logo logo sou eu que vou pro chão. A memória resgata todos os tombos que tive, idênticos a esse que testemunho. E é sempre o mesmo trajeto, a mesma pedra, sempre. A dor e o fracasso são representados na incapacidade de mudar o rumo, escolher a nova (e por ser nova, assustadora) rota, ou apenas chutar a pedra pra longe, e enfim, seguir. Mas não, acabo te vendo estatelar, e vejo com olhos raivosos, como dois juízes que sentenciam por intermédio da boca, que berra ofensas e lições de moral. Me perdoa.
Não vai ser sempre assim, prometo.
Na próxima te tiro daí. Só espera eu levantar.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?


Filme que conta um pouco do Vinícius de Moraes. Dizer que é lindo é dizer pouco demais. E já que meu dizer é pouco, deixo o dito do Ferreira Gullar, dito lindo sobre alguém que transcende o lindo:
"Pra mim a vida é uma grande invenção, se quer inventar por ruim inventa, quer por bom inventa também. Lembro sempre do Vinícius rindo, eu evoco o Vinícius. A verdade sobre a existência...o existencialismo... o Beck que eu acho um chatola, nada tem sentido...mentira!
Se você escolhe dizer que tudo é uma merda, que não tem sentido nada...isso não ajuda ninguém, pode até ganhar prêmio Nobel, mas não ajuda ninguém. Eu prefiro o cara que bota a vida pra cima pô! já que ninguém sabe qual é a verdade...e o Vinícius era isso aí, ajudou o povo brasileiro ser feliz"

domingo, 5 de setembro de 2010

Vou de quina ou quadra?

Quais são as chances de você estar berrando impropérios e palavras de baixo calão a banda que está tocando música instrumental à 19 horas e ser imterrompido no meio da multidão pelo vocalista de 2,90m, dizendo que se você deixa-lo passar ele canta? Posso jogar na mega acumulada?

quinta-feira, 2 de setembro de 2010